REUNIÃO DO CONSELHO GERAL
PAROQUIAL -
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA LUZ
DATA: 24/2/13
(domingo) - HORÁRIO: 16h30 - 18h45
PRÓXIMA
REUNIÃO: 17/3/13 (domingo) - HORÁRIO: 16h30
PRESENTES: Pe.
Valdevir, Pe. José Roberto, Diác. Márcio, Guilherme, Wagner
Magalhães, Luiz, Sueli, Mário, Maria Tereza, Neuza, Terezinha,
Tereza Gil, Rita, Beatriz, Ziliane, Edson, Roberto Kuroda,
Wagner Sarag., Anderson, Antenor, Sandra, Umberto, Jarbas, Ana
Paula, Alice, Custódio, Rafael, Marcelo, Mateus, Rogério,
Gabriela, Bráz, Pétterson, Lidiana.
1)
INTRODUÇÃO: Pe. Valdevir fez uma breve reflexão sobre quem somos
nós. Temos consciência de nosso papel na paróquia? Temos que
saber que somos responsáveis pela comunidade, pelo bom andamento
dela. Ultimamente as coisas continuam acontecendo, mas com
muitos tropeços. Precisamos nos organizar e agir, porém para
isto todos devem estar abertos ao trabalho, e saber que somos
todos responsáveis por tudo, não somente pela pastoral ou
trabalho que coordenamos diretamente. Precisamos lembrar que
vivemos num sistema de Pastoral de Conjunto.
2) NOVA
ESTRUTURA: O Pe. Valdevir explicou que precisamos dinamizar os
trabalhos e aprofundar a parte espiritual das pastorais,
portanto para a maioria das pastorais teremos a figura de três
agentes:
2.a)
Coordenador: responsável pela coordenação da pastoral, pelo
dia-a-dia, realização de reuniões, execução dos trabalhos
relacionados à pastoral, integração com as demais pastorais
(exemplo: o coordenador da pastoral do batismo deve estar em
contato com a pastoral missionária para ter informações sobre
pessoas que residem em nossa paróquia e não foram batizadas, e
ir atrás destas pessoas para incentivá-las a serem batizadas).
2.b)
Animador: responsável pela animação da pastoral, pensar
atividades novas, como manter a pastoral viva, dinâmica,
atuante, ajudar o coordenador na motivação dos membros da
pastoral para que façam seu trabalho.
2.c)
Orientador Espiritual: contribui com a pastoral para que esta
mantenha um espírito de oração constante, prepara e realiza com
a pastoral momentos de reflexão, estudo bíblico, e ajuda o
coordenador a manter a harmonia, o espírito de equipe, a
realização do trabalho com amor, desprendimento, como um serviço
prestado a Deus e à Igreja.
2.d) Segue na
folha seguinte a lista com os responsáveis em cada pastoral:
PASTORAL |
COORDENADOR |
ANIMADOR |
OR. ESPIRITUAL |
ADOLESCENTES |
Beatriz |
Gabriel |
Jarbas |
AP. ORAÇÃO |
Gerson |
Dora
|
(a
definir) |
BATISMO |
Rita |
Margarida |
Roberto Kuroda |
CATEQUESE |
Nilce |
Daniela |
Umberto |
CATEQUESE ADULTO |
Meire e Ivani |
Daniela |
Umberto |
CENÁCULO |
Bráz |
Santiago |
Mário |
COMUNICAÇÃO |
(a definir) |
(a definir) |
(a definir) |
CORAL MIRIM |
Gabriela e Clara |
Alice
|
(a definir)
|
CRISMA |
Márcio |
Wagner
M |
Fernando |
CURSO DE NOIVOS |
Petterson e Lidiana |
(não
tem) |
Mário |
DÍZIMO |
(a definir) |
(a definir) |
(a definir) |
FAMÍLIA |
Miriam e Geraldo |
(não tem) |
Rogério |
JUVENTUDE |
Rafael |
Wagner M. |
Fernando |
LITURGIA |
Wagner e Ana |
Beatriz |
Umberto |
LITURGIA (CANTO) |
Guilherme |
Anderson |
Petterson |
MISSIONÁRIA |
Terezinha |
Cida Macedo |
Wagner Sarag. |
ORATÓRIO S.
TARC. |
Mateus |
Marcelo |
Márcio |
PERSEVERANÇA |
Laís e Iago |
(não tem) |
Jarbas |
SAÚDE |
Alzira |
Ma. Tereza |
Sueli |
SOCIAL |
Neuza |
Dirce |
Ivan e Darci |
2.e) Anderson
e Wagner M. são responsáveis pela organização das atividades
relacionadas à Jornada Mundial da Juventude.
3)
ORGANIZAÇÃO: precisamos garantir que as coisas funcionem. Como
um exemplo negativo, hoje o estacionamento estava fechado e até
que fosse aberto acabou fazendo com que algumas pessoas se
atrasassem. O patrimônio está desorganizado, começamos o
trabalho de organização colocando algumas coisas para fora e
marcamos mutirão com o Cenáculo para ontem, porém só houve a
presença de um membro, o que inviabilizou a continuidade dos
trabalhos. Será colocada divisória com porta com fechadura para
permitir o isolamento do patrimônio. Serão feitos também alguns
acertos na cozinha. Algumas definições sobre responsabilidades:
PATRIMÔNIO:
Jarbas. O Pe. Valdevir irá explicar-lhe como deverá funcionar. A
idéia é que o Jarbas controle o que tem no patrimônio, e só com
o conhecimento dele o patrimônio seja acessado.
ORNAMENTAÇÃO:
Tereza e Rogério. Deverão cuidar tanto da ornamentação da nave e
presbitério da igreja, quanto salão por ocasião de eventos. O Pe.
Valdevir irá explicar-lhes como deverá funcionar.
COZINHA:
continua com Marcelo e Umberto.
COMUNIDADE N.
SRA. DEFESA: Antenor, Mário e Maria Tereza.
IGREJA:
Wagner e Ana. A nave , o coro e o presbitério da igreja devem
permanecer limpos e arrumados, os bancos devem ser alinhados ao
final de cada missa pela equipe responsável por aquela missa. A
partir do dia 02/3/13 começaremos o trabalho com as velas
votivas, que deverão permanecer acesas durante todos os horários
das missas que acontecerem entre o dia 02 de março e 01 de
abril. No dia 02 de abri estas velas serão substituídas e será
feito o mesmo procedimento até o dia 01 de maio, e assim
sucessivamente em todos os meses até 01/2/14. No domingo pela
manhã as velas serão acesas antes da missa das 8h00 e apagadas
somente após a missa das 10h30.
EXTINTORES: O
acesso aos extintores de incêndio deve ficar livre, NADA deve
ser colocado dentro do perímetro de 1m² por uma questão de
segurança, para que os extintores possam ser acessados e
utilizados rapidamente em caso de necessidade.
LISTA DAS
EQUIPES DE TRABALHO: O Conselho Central deverá organizá-las.
Precisamos também orientar as pessoas sobre a responsabilidade
em relação aos horário de trabalho, para que cheguem com
antecedência e os trabalhos possam ser preparados e organizados
de forma adequada.
ESTACIONAMENTO EM FRENTE À ENTRADA PRINCIPAL DA IGREJA: É
proibido, primeiro por ser guia rebaixada, segundo por ser para
deficientes.
4)
ATIVIDADES: Algumas atividades serão retomadas a partir de
março/13:
4.1) Missa
dos Enfermos: toda primeira segunda-feira de cada mês, às 15h00,
início 04/03/13. Precisaremos da ajuda de pessoas que tenham
disponibilidade de horário para ajudar com a locomoção e
acomodação dos enfermos (jovens e outras pessoas que puderem
ajudar).
4.2) CURSO
BÍBLICO: toda quinta-feira a partir de 07/3/13 das 20h00 às
22h00, será ministrado pelo Diác. Márcio, tema deste semestre
cartas paulinas. Pe. Valdevir comentou que poderá ser trabalhado
um segundo tema, para que fiquem 2 temas com 1 hora de duração
cada.
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